NOTÁRIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO - 4º SUBDISTRITO

Titular Maria Alice Costa da Silva

Escrivania de paz do 4° subdistrito da capital
tabelionato de notas e registro civil

[48] 3234-0003

ATA NOTARIAL

O que é uma Ata Notarial:

Ata Notarial é um instrumento público, onde o Tabelião documenta, de forma imparcial, uma situação, fato ou circunstância. O referido instrumento tem finalidade comprobatória. É um importante meio de prova tanto na esfera judicial como na extrajudicial.
Pode ser utilizada, por exemplo, para comprovar a existência e o conteúdo de sites na internet, conversas de WhatsApp, realização de assembleias de pessoas jurídicas, o estado de imóveis na entrega de chaves ou atestar a presença de uma pessoa em determinado lugar ou a ocorrência de qualquer fato.
Outra importante comprovação desse instrumento é a ata notarial de usucapião extrajudicial, que possui base legal no provimento nº 65/2017 do CNJ.

Como solicitar uma Ata Notarial:

O interessado poderá solicitar a lavratura da ata notarial, bem como a realização de diligências dentro da circunscrição a qual pertence o cartório, para certificação de qualquer fato. Para tanto, o requerente deverá iniciar contato conosco através do seguinte endereço de e-mail: procuracao@cartoriotrindade.com.br e agendar um horário com nosso funcionário para a apresentação dos documentos e fatos do qual necessita fazer prova.

O que é a Ata Notarial para Usucapião e como encaminhá-la:

A Ata Notarial inerente aos processos de Usucapião (judicial ou extrajudicial) é um instrumento lavrado pelo Tabelião com o rol e a transcrição de documentos que corroborem a posse de um indivíduo sobre determinado imóvel.

Para dar entrada no seu processo de Ata Notarial de Usucapião, que tramitam na esfera extrajudicial (administrativa), basta encaminhar o formulário preenchido (veja aqui o formulário ) e os documentos necessários digitalizados (de forma legível) para o seguinte endereço eletrônico: procuracao@cartoriotrindade.com.br

Salientamos que o envio da documentação digitalizada não implica na dispensa da apresentação dos respectivos documentos originais (ou cópia autenticada) até a data de lavratura da Ata.

Já para os processos de Usucapião que tramitam judicialmente, o requerente ou seu advogado, deverá comparecer ao cartório com a senha do processo eletrônico, para que o Tabelião possa extrair o conteúdo que será transcrito na ata.

Quando finalizadas as transcrições e os procedimentos internos, nosso colaborador entrará em contato com o requerente para agendarem um horário para a assinatura.

Custas:

Ata Notarial: R$ 153,75
Adicional por folha excedente: R$ 4,02

Para Atas Notariais de USUCAPIÃO, as custas serão cobradas na proporção de 50% dos valores estabelecidos no Item 2, da Tabela 1 da RESOLUÇÃO CM N. 10 DE 14 DE SETEMBRO DE 2020, disponível para consulta aqui .

Ficou com dúvida?

Entre em contato conosco por telefone ou através do seguinte endereço eletrônico:procuracao@cartoriotrindade.com.br